O desafio de ser jovem cristão na modernidade

« Voltar

domingo, 3 de abril de 2016

Somos todos chamando-a a evangelizar, levar a Boa Nova a todos quando a desconhecem. Diariamente Deus renova o chamado a santidade, mas como ser um jovem cristão nos dias de hoje? Isso é possível? Sim, é possível! Basta-nos conhecer a vida dos santos para percebermos que suas palavras podem ser observadas e praticadas ainda nos dias atuais. Já dizia Santa Terezinha, “uma alma que se eleva, eleva o mundo inteiro”, ou seja, uma pessoa que, pelo dom da fé, se santifica, santifica o mundo todo. Não se pode, portanto, anunciar o Evangelho sem o testemunho concreto de vida, é preciso ser coerente.

deus-alegria-da-minha-juventude1

Os cristãos precisam ter o coração jovem, transbordar a alegria da fé, pois com Cristo, o coração não envelhece nunca. Nós, jovens, precisamos ser corajosos e ir “contra a corrente”, defender nossa fé, a fé, guardada e transmitida pelos apóstolos; para isso, não enterremos nossos talentos, façamo-los frutificar, pois a vida não nos é dada para que a conservemos, é nos dada para que a doemos.
Precisamos também dedicar-nos ao silêncio, buscar diariamente na Eucaristia, oração, leitura e meditação da Sagrada Escritura, o diálogo com Ele, para assim, sentirmos Sua amizade e amor. E, ao mesmo tempo, precisamos fazer barulho, fazer ecoar aos quatro cantos do mundo, sair de nosso comodismo e ir ao encontro do outro.

“Coragem! Eu venci o mundo.” (Jo 16, 33), diz o Senhor, o futuro do mundo passa por nós, por isso, precisamos, no nosso cotidiano, em nosso ordinário, ser os protagonistas na construção de um mundo novo, uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Nessa caminhada, a Virgem Maria é o modelo de santidade que supera todos os outros, seguindo-a não haveremos de nos perder.

O Papa Francisco em seu discurso aos voluntários da JMJ de 2013 nos diz: “Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham coragem de ‘ir contra a corrente’. E também, tenham coragem de ser felizes!”. Eu escolhi ter coragem e ser feliz, e você?

Fonte: Comunidade CAJU